Como Preencher a Declaração Amigável de Acidente de Automóvel (DAAA)

A declaração amigável, também conhecida como DAAA, é um documento importante que permite aos condutores envolvidos num acidente rodoviário descrever detalhadamente como ocorreu o incidente e os danos sofridos. É a partir dessa declaração que as seguradoras determinam a responsabilidade pelo acidente.

 

Para preencher corretamente a declaração amigável, siga estes passos (veja a imagem no fim do artigo):

 

Dados do acidente:

- Preencha os campos numerados de 1 a 5:

1. Indique a data e hora do acidente.

2. Descreva o local do acidente, incluindo o país e a localização exata. Se o acidente ocorreu em um cruzamento, mencione os nomes das duas ruas envolvidas.

3. Registre qualquer ferido, mesmo que seja um pequeno arranhão.

4. Informe sobre danos materiais que não estejam relacionados aos veículos envolvidos, como danos a veículos estacionados, vias públicas ou objetos dentro do veículo que tenham sido afetados pelo acidente.

5. Caso haja testemunhas, forneça os dados delas.

 

Dados dos veículos:

- A declaração amigável possui dois quadros de cores diferentes, identificados como "Veículo A" e "Veículo B". Preencha as informações correspondentes a cada veículo.

6. Forneça os dados da seguradora, e recorde-se que o detentor do seguro pode não ser o condutor.

7. Preencha os dados do veículo.

8. Indique os dados da seguradora, que podem ser encontrados no certificado de seguro (também conhecido como carta-verde). É importante preencher o nome da seguradora e o número da apólice.

9. Informe os dados do condutor.

10. Marque com uma seta o ponto de embate, indicando a parte do veículo onde ocorreu o contacto inicial.

11. Registe todos os danos visíveis observados no veículo após o acidente.

 

Circunstâncias:

- Esta é a coluna central do documento da declaração amigável e é fundamental para que as seguradoras compreendam o que realmente aconteceu. Novamente, há uma divisão de informações para o Veículo A e o Veículo B. Cada condutor deve preencher a parte que diz respeito ao seu próprio veículo. No final, ambos os envolvidos devem contar o número de quadrados marcados anteriormente.

 

Esquema do acidente:

- Neste espaço em branco, faça um esquema simples, mas compreensível, onde mostra como ocorreu o acidente. Deixe espaço adicional caso seja necessário adicionar texto para uma melhor compreensão.

 

Observações:

- Ambos os condutores podem adicionar observações relevantes, se necessário.

 

Assinaturas:

- A declaração amigável só será válida quando assinada por ambos os envolvidos.

 

Ao seguir essas orientações e preencher corretamente a declaração amigável, estará a contribuir para um processo mais eficiente na resolução de sinistros.

 

Lembre-se de que a segurança é sempre a prioridade. Em caso de acidente com feridos graves, ligue imediatamente para o número de emergência 112.

 

16582487856529-1

 

16582487859345

 

Onde for vamos consigo:

Através do nosso centro de ajuda, na área de suporte ou pelo telefone (+351 300 600 278, disponível de segunda a sexta, das 9:00 às 18:00). Até já!