Como posso carregar a minha viatura elétrica?

As viaturas elétricas são uma excelente opção para motoristas TVDE que procuram aumentar os seus ganhos.

 

Uma das preocupações que surge ao considerar a transição para um veículo elétrico é o processo de carregamento. Mas não se preocupe, vamos explicar-lhe as diferentes formas de carregamento elétrico, para que possa facilitar ao máximo a sua experiência.

 

Existem duas formas principais de carregamento: o carregamento doméstico e o carregamento público. Vamos explicar-lhe como cada um funciona:

- Carregamento doméstico (opção económica):

Muitos condutores de veículos elétricos preferem o carregamento noturno em casa devido à segurança, à conveniência e ao preço mais baixo das tarifas de eletricidade. Contudo, devido à pouca velocidade de carregamento (Exemplo: 170kms = 10 horas, com tomada doméstica de 3,45kWh) não é aconselhável recorrer exclusivamente a este tipo de carregamento pois, na atividade TVDE, é feito por norma um grande volume diário de quilómetros pelo que, a carga obtida num carregamento doméstico, poderá não ser suficiente para concluir um dia de trabalho.

Para efetuar este carregamento precisa de adquirir um cabo de carregamento doméstico compatível com a sua viatura e garantir que a potência contratada de fornecedor de eletricidade é igual ou superior à potência máxima do cabo.

Para aumentar a sua potência de carregamento pode adquirir uma wallbox para carregamentos com maior potência (até 22 KWh), que tem custos fixos associados. 

 

- Carregamento público (melhor opção):

Nas estações de carregamento PCN (Posto de Carregamento Normal) e PCR (Posto de Carregamento Rápido), pode carregar em média 80% da bateria do seu carro elétrico em meia hora, o que é perfeito para abastecer a sua viatura durante uma pausa entre viagens. 

 

  • PCN (Posto de Carregamento Normal):

Em Portugal, é possível aceder à rede de Pontos de Carregamento Normal (PCNs) através de várias aplicações para telemóvel ou portais online. Nestas plataformas, pode consultar facilmente o tipo de fichas disponíveis, seja tipo 1 ou tipo 2/Mennekes, verificar a disponibilidade dos pontos de carregamento e identificar o operador responsável por cada PCN. Estas tomadas permitem carregamentos até 22KWh (cerca de 100kms em 30 minutos). 

 

Tomadas-PCR-AC-PCN-2048x994.jpg

 

  • PCR (Posto de Carregamento Rápido)

Existem também PCRs que possibilitam o carregamento em Corrente Alterna (AC) e em Corrente Contínua (DC), tendo, para esse efeito, 3 tomadas disponíveis, permitindo carregamentos acima de 22KWh até 120KWh (cerca de 100kms em 5 minutos).

Tomadas-PCR-AC-DC-2048x978.jpg

 

Todas as viaturas elétricas que a Bluwalk tem disponíveis para reserva estão aptas para Postos de Carregamento Normal e Carregamento Rápido, nomeadamente através da tomada tipo 2 (Mennekes). 

 

Viaturas elétricas disponíveis para reserva: Renault Zoe 50, Opel Mokka-e, Citroeen e-C4 e Peugeot e-2008. Faça já a sua reserva aqui

 

Independentemente de carregar o seu carro elétrico em casa ou na via pública, deve considerar os seguintes passos durante cada processo de carregamento.

  1. Desligue o motor.
  2. Se estiver a carregar numa estação de carregamento público, deve-se registar ou validar-se na estação de carregamento (através de uma aplicação, com um cartão de pagamento ou através do código QR).
  3. Abra a tampa e ligue o carro com a estação de carregamento (com o seu próprio cabo ou com o da estação).
  4. Inicie o processo de carregamento online ou na aplicação.
  5. Quando o nível de carga desejado for alcançado, pode interromper o carregamento. Se a bateria estiver carregada completamente, o carregamento pára automaticamente.
  6. Agora faça log off na estação de carregamento público.
  7. Desconecte a estação de carregamento do veículo, desligando primeiro no veículo.
  8. Ligue o motor e pode continuar a viagem.

 

Para efetuar este tipo de carregamento, precisa de ter um cartão de carregamento da rede MOBI.E. A Bluwalk disponibiliza a todos os motoristas TVDE cartões de carregamento elétrico, em parceria com a PRIO Eletric e com a miio, sem pré-pagamento e sem caução. Peça já o seu aqui

 

Notas imporantes sobre carregamento de viaturas elétricas:

  • A segurança do carregamento é garantida pela estação de carregamento e pelos sistemas de segurança da bateria, para desta forma não poder provocar danos ou constituir perigo para as pessoas que possam estar nas proximidades;
  • Durante o carregamento, o cabo está fixo na tomada da viatura, não sendo possível remover ou causar danos à viatura e/ou ao cabo de carregamento;
  • Tendo em conta a fiabilidade do carregamento, o motorista poderá ausentar-se da viatura com toda a segurança, e pode consultar remotamente o estado do seu carregamento;
  • Não existe risco de curto circuito durante carregamento em condições metereológicas menos favoráveis (ex: chuva, trovoada);
  • Otimize o tempo disponível para fazer viagens, realizando os carregamentos durante pausas para almoço, no fim das viagens e enquanto está offline nas plataformas TVDE. 

 

Quer saber como é calculado o valor do seu carregamento? Veja aqui

 

Onde for vamos consigo:

Através do nosso centro de ajuda, na área de suporte ou pelo telefone (+351 300 600 278, disponível de segunda a sexta, das 9:00 às 18:00). Até já!

 

Está a ter problemas com a sua aplicação? Reporte aqui a sua situação.